Autenticidade: a chave para relações duradouras entre marcas e clientes

Segundo Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços, empresas autênticas são vistas não apenas como fornecedoras de produtos ou serviços, mas como parte integrante e positiva na vida de seus consumidores

A autenticidade tornou-se inestimável no mundo dos negócios, especialmente quando se trata de construir e sustentar uma relação duradoura entre marca e clientes. Afinal, empresas que conseguem estabelecer essas conexões com seu público, tendem a desfrutar de maior lealdade, melhor reputação e resultados financeiros mais robustos.

Propósito como bússola

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o propósito é o guia de todas as ações de uma empresa. “Mais do que simplesmente buscar lucro, uma marca com um propósito claro e definido é capaz de comunicar seus valores de maneira consistente e inspiradora”, revela.

Para definir claramente o propósito de uma marca, as ações e comunicações devem ser transparentes, mostrando como esse trabalho contribui para um bem maior. “Isso não apenas diferencia a companhia no mercado, mas também cria uma conexão emocional com os clientes”, pontua.

Cultura e valores 

Slivnik acredita que a cultura de uma empresa é o reflexo de seus valores internos, e quando bem cultivada, transparece para os clientes. “Uma cultura empresarial forte e positiva é percebida externamente e pode se tornar um grande atrativo para os consumidores”, declara.

Para isso, o primeiro passo é definir uma cultura organizacional que promova valores como integridade, inovação e respeito. “Os gestores devem assegurar-se de que cada membro da equipe entenda e viva esses valores no dia a dia, o que naturalmente se refletirá no atendimento e na experiência proporcionada ao cliente”, relata.

Gestão e valorização

Funcionários satisfeitos e engajados costumam ser embaixadores da marca. Por isso, uma gestão de pessoas eficaz não apenas melhora o ambiente de trabalho, mas também potencializa a qualidade do serviço ou produto oferecido. “Quando os colaboradores estão contentes no ambiente, transmitem essa energia positiva para os clientes, fortalecendo a percepção da marca no mercado”, revela.

A implementação de práticas de RH que focam no bem-estar dos colaboradores, seja oferecendo treinamentos regulares ou reconhecendo as ações e conquistas, são boas opções. “As lideranças devem promover um ambiente de trabalho inclusivo, facilitando o desenvolvimento profissional contínuo”, pontua.

Encantamento e superação de expectativas

Segundo Slivnik, o encantamento é sobre superar as expectativas dos clientes, oferecendo não apenas produtos ou serviços de qualidade, mas também experiências memoráveis. “Encantar é um diferencial competitivo que tem o poder de converter consumidores casuais em defensores fervorosos da marca”, ressalta.

O especialista acredita que a atenção aos detalhes podem fazer toda a diferença na experiência do cliente. “Seja através de um atendimento excepcional, de ofertas personalizadas ou de um pós-venda atencioso, é fundamental buscar e encontrar maneiras de superar as expectativas”, declara.

Para o vice-presidente da ABTD, a construção de uma relação autêntica com os clientes é um processo contínuo, que exige dedicação e coerência. “Empresas que demonstram autenticidade são vistas não apenas como fornecedoras de produtos ou serviços, mas como parte integrante e positiva da vida de seus consumidores”, finaliza.

Foto: Olga Lioncat/Pexels