Não é novidade que as redes sociais têm sido cada vez mais usadas por profissionais de marketing digital para promover marcas, produtos e serviços. Pesquisas mostram que as plataformas são a principal estratégia explorada pelas empresas para alcançar e engajar o público-alvo.
Dados levantados pela Opinion Box, entre julho e agosto de 2023, revelaram que 70% dos usuários de redes sociais têm o hábito de seguir os perfis de empresas. O número ressalta a importância da presença on-line das marcas para atrair e manter a atenção do público.
Ainda segundo o estudo, caso fosse necessário optar por apenas uma estratégia, o Instagram seria uma boa aposta. A plataforma é escolhida por 70% das pessoas como o canal principal para seguir marcas. Quem trabalha com marketing, no entanto, costuma enxergar oportunidades em diversas redes.
Segundo dados da RD Station, o Instagram desponta como a plataforma mais popular entre os profissionais de marketing, utilizada com frequência por 93% deles. Em seguida está o Facebook, com 67% de adesão. O LinkedIn, conhecido como a principal rede corporativa, ocupa o terceiro lugar, com 46%. Já o TikTok figura como a quinta mais utilizada, com uma adesão de 13%, logo atrás do YouTube, que detém 25% de popularidade.
Apesar das diferenças entre as redes sociais, todas têm algo em comum: proporcionam um ambiente interativo para engajar diretamente os clientes, fortalecendo os relacionamentos e apresentando percepções sobre as necessidades dos consumidores.
Vantagens da presença das marcas nas redes sociais
Uma das principais vantagens da presença de empresas nas redes sociais é o alcance global e instantâneo que as plataformas oferecem. Com bilhões de usuários ativos em todo o mundo, as redes sociais são capazes de quebrar barreiras geográficas.
Além disso, as opções de segmentação oferecidas pelas plataformas de permitem que as empresas atinjam grupos específicos de usuários, com base em uma variedade de critérios, como idade, sexo, interesses e comportamentos on-line. As informações facilitam a realização de campanhas direcionadas.
Para explorar as potencialidades das plataformas, os profissionais de marketing digital usam ferramentas específicas, como os relatórios para social media, que apresentam métricas de alcance, engajamento e conversões. Os dados permitem analisar os resultados das campanhas nas redes.
A partir desta análise, as empresas podem ajustar as estratégias de marketing, em tempo real, para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) e alcançar os objetivos comerciais. Nesta segunda etapa podem ser utilizados os dashboards de redes sociais, que são ferramentas que reúnem informações de marketing e venda.
Engajamento e interatividade
As redes sociais proporcionam um ambiente interativo, onde as empresas podem se envolver diretamente com o público-alvo. Por meio de postagens regulares, comentários, mensagens diretas e enquetes, é possível construir relacionamentos sólidos e duradouros com os consumidores. O engajamento não apenas fortalece a fidelidade à marca, como também oferece um panorama sobre as necessidades, preferências e opiniões dos clientes.
Visibilidade e credibilidade da marca
Manter uma presença ativa nas redes sociais aumenta a visibilidade da marca. Com o conteúdo certo e uma estratégia eficaz, as empresas podem se destacar e conquistar o reconhecimento entre o público-alvo. Além disso, uma presença sólida nas redes sociais pode ajudar a construir credibilidade e confiança, mostrando que a empresa está atualizada com as tendências e se preocupa em se envolver com sua comunidade virtual.
Feedback instantâneo e melhoria contínua
As redes sociais fornecem um canal direto de comunicação entre empresas e clientes, permitindo um feedback instantâneo sobre produtos, serviços e experiências. Ao monitorar as interações nas plataformas e responder perguntas, preocupações e avaliações, as empresas demonstram compromisso com a satisfação e identificam possibilidades de melhorias para os produtos e serviços.
Foto: Pixabay
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