O Grupo Wine acaba de anunciar o lançamento da sua primeira linha de vinhos autoral, a Metropolitano. Composta por quatro rótulos produzidos em terroirs chilenos, esta é a primeira linha de vinhos totalmente desenvolvida pela empresa, desde a concepção, passando pelo envase até a importação e venda ao consumidor final. A novidade é resultado de um projeto inédito que prioriza os hábitos de consumo dos apaixonados por vinho, além de dados sobre vendas e avaliações de clientes para oferecer vinhos 100% adequados ao paladar brasileiro. O Grupo Wine investiu cerca de R$15 milhões no lançamento da linha.
A elaboração dos rótulos da linha Metropolitano nasce na contramão da lógica do mercado graças a proximidade da Wine com seus clientes, por canais como o clube de assinaturas, vendas através do aplicativo da marca, e-commerce, lojas físicas e atuação B2B. Ao longo dos anos, a equipe de Winehunters (como são chamados os especialistas da Wine que viajam os quatro cantos do mundo em busca dos melhores vinhos) já catalogou mais de 7 mil rótulos de vinhos, além de ter acumulado mais de 800 mil avaliações de consumidores.
Os vinhos
O time de Winehunters selecionou as uvas e as regiões chilenas ideais para desenvolver vinhos com as principais características apreciadas pelo público brasileiro. Os quatro rótulos que compõem a linha Metropolitano foram elaborados com as uvas mais consumidas pelos brasileiros: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Carménère e um Red Blend que une duas variedades de uvas tintas (52% Cabernet Sauvignon e 48% Carménère).
Os rótulos Cabernet Sauvignon e Carménère, assim como o blend, foram feitos com uvas cultivadas no Vale do Rapel, entre as cordilheiras, uma região mais quente que favorece o amadurecimento de ambas. Já o Chardonnay foi produzido com uvas cultivadas no Vale de Cachapoal Andes, uma região mais fria, com grande amplitude térmica, favorecendo o desenvolvimento de aromas e sabores, além de preservar a acidez natural das uvas. Os rótulos tintos passam por um breve amadurecimento de três meses de carvalho francês e o vinho branco da linha por breve passagem por carvalho francês, resultando em vinhos com boa intensidade aromática, frescor e taninos macios.
Uma das preocupações para a elaboração do projeto foi o valor final dos rótulos. Os vinhos vão custar R$34,90 para o público geral. “Metropolitano é uma linha de entrada, com vinhos jovens, que celebram o encontro entre o campo e a cidade, e propõem um período de descontração depois de um dia agitado na metrópole. De acordo com o que já conhecemos sobre o consumidor de vinhos no Brasil, considerar este tíquete médio para não pesar no bolso do consumidor foi bastante importante e uma das nossas prioridades”, diz German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine
Outra estratégia relevante para conhecer os hábitos de consumo de vinhos no Brasil se deu por meio do Clube Wine, o clube de assinaturas de vinhos da empresa, conhecido por ser o maior do mundo e que já soma 432 mil assinantes no Brasil e no México. Além de democratizar a informação sobre a cultura do vinho, este canal de vendas incentiva os assinantes a avaliarem os rótulos que recebem em casa para que ganhem cashback.
Os vinhos chegam do Chile no Brasil por terra e ficam armazenados no CD do Grupo Wine localizado no Espírito Santo, na cidade de Serra, com fácil distribuição para todo o território nacional. A linha Metropolitano já está à venda no e-commerce da Wine e também nas 17 lojas físicas que a marca possui espalhadas pelo Brasil. Em breve, a nova linha também estará disponível para o segmento B2B, com venda para hotéis, restaurantes, adegas e supermercados, através da unidade de negócio Bodegas Grupo Wine. “O lançamento da Metropolitano é uma das nossas grandes apostas para 2024 e pretendemos torná-la campeã de vendas em volume de mercado. A primeira leva de importação com os rótulos da linha trouxe 170 mil garrafas para o Brasil, em dois lotes. A capacidade produtiva da linha é de aproximadamente 1,2 milhão de garrafas no primeiro ano de operação, mas a projeção da nova marca vai além disso”, diz Garfinkel.
Vinhos chilenos
A escolha da Wine por vinhos com origem chilena para a linha Metropolitano se deu tanto pelo histórico de relacionamento de negócios entre a Wine e as vinícolas da região, quanto pela preferência dos brasileiros pelos vinhos do Chile. De acordo com a Ideal Consulting, 43% das vendas de vinhos importados do mercado brasileiro são vinhos chilenos, o que demonstra um excelente custo-benefício para o consumidor nacional.
“Em todas as unidades de negócio do Grupo Wine, temos mais de 25 parceiros chilenos. Além disso, o Chile é um país cuja extensão de latitude fornece uma boa diversidade de terroirs, que consistem em diferentes estilos de solos, clima e vegetação. É um grande laboratório de vinhos na América Latina”, diz o VP Corporativo do Grupo Wine.
Foto: Freepik