Mais de 1 bilhão de usuários no mundo utilizam, mensalmente, o Google Messages RCS. Este ano, a aposta está ainda maior em sua modalidade de conversas, com grandes cases de sucesso já sendo construídos no Brasil. A expectativa foi compartilhada pelo Google e pela Pontaltech em um evento presencial organizado na sede da multinacional no Brasil nesta última quinta-feira (18) – o qual contou com a presença de grandes empresas nacionais e a exposição de resultados obtidos por aquelas que já investiram nessa solução.
O encontro teve uma série de palestras imersivas trazendo o panorama do RCS nos últimos anos, evidenciando quanto o mercado vem amadurecendo sobre este tema e fazendo com que cada vez mais empresas implementem essa tecnologia internamente. “Há um ano, tínhamos cerca de 400 milhões de usuários ativos por mês e, em 12 meses, esse número saltou para 1 bilhão. Isso reforça o nosso compromisso em levar o RCS para cada vez mais pessoas no mundo todo e, inclusive, para empresas que podem aproveitar de mais um canal em suas estratégias de comunicação”, ressalta Kaio Marin, head do RCS Business Messages para a América Latina.
Ninguém melhor para falar sobre esse mar de oportunidades, do que quem já comprou sua passagem para este destino. Nadja Bagdanavicius e Otávio Augusto Santa Barbara, consultores do departamento de crédito digital do Grupo Casas Bahia marcaram presença na agenda do evento trazendo os resultados que obtiveram em um teste A/B utilizando o RCS e o WhatsApp em uma campanha com foco no Carnê Digital na Black Friday feita em 2023.
A taxa de mensagens entregues teve uma diferença significativa entre eles – com 60,37% no primeiro e 88,97% no segundo – mas, o ROI obtido foi completamente diferente entre as ações, com 397% no RCS contra 56% no WhatsApp. “Tivemos uma interação surpreendente em torno de 40% apenas com o RCS. Os resultados nos animaram ainda mais a aplicar mais testes nesta ferramenta, para que possamos compreender qual público é mais aderente a se comunicar por ele e, com isso, estabelecer estratégias mais assertivas que coloquem os desejos dos clientes no centro das nossas ações”, pontua Nadja.
É nesse cenário que o RCS vem se mostrando um importante auxiliador, capaz de enriquecer a comunicação entre as marcas e seus clientes por meio de um carrossel de recursos possíveis de serem enviados nas mensagens. Em 2023, a Pontaltech registrou um crescimento de 20% neste recurso, e a meta para este ano é de que cresçam cinco vezes mais no volume do conversacional. “Dedicaremos nossos esforços em disseminar ainda mais este canal no país a fim de construir mais cases de sucesso, nos tornando referência no mercado e ajudando a desmistificar o RCS como uma ferramenta de sucesso para nossos clientes”, afirma Carlos Secron, CEO da empresa.
Hoje, apenas os aparelhos Android estão aptos a utilizar este sistema de mensageria. Porém, a Apple já anunciou que irá implementá-lo em seus recursos este ano, o que eleva ainda mais as expectativas de crescimento e propagação deste canal no mercado.
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