O marketing desempenha um papel crucial dentro de uma empresa, embora muitas vezes não seja totalmente reconhecido por gestores, equipes de vendas e outros profissionais. Quando estruturado e integrado de forma estratégica com as demais áreas corporativas, torna-se um pilar fundamental para o sucesso do negócio. No entanto, enfrenta desafios internos, destacando-se a necessidade de automação para aprimorar o desempenho e alcançar resultados mais eficazes.
Um estudo conduzido pela Sellesta revelou que 87% dos gerentes de marketing online estão preocupados com a geração de retorno de investimento (ROI). Essa preocupação ressalta a importância da automação na otimização das operações de marketing.
O estudo mostrou que profissionais de marketing enfrentam desafios como o tempo dedicado à criação de campanhas e a falta de acesso a informações atualizadas sobre o mercado e concorrentes. Felipe Simeoni, consultor de marketing, destaca que esses problemas podem ser resolvidos com tecnologia e ferramentas disponíveis.
“Ao automatizar tarefas repetitivas e tediosas, as equipes de marketing podem se concentrar em atividades de alto valor, mais estratégicas e criativas, o que contribui para impulsionar o crescimento e a fidelização de clientes e o crescimento da empresa”, ressalta o especialista.
De acordo com o estudo da Sellesta, 93,6% dos profissionais de marketing para e-commerce necessitam de pelo menos duas semanas para criar e implementar uma campanha online, e 14% precisam de pelo menos um mês. Além disso, 38% verificam manualmente os preços dos concorrentes, enquanto pouco mais da metade têm acesso às informações diárias sobre as tendências do mercado.
Em geral, o marketing é uma das áreas que recebe menos investimento, tanto para melhorar suas ferramentas quanto sua equipe. Também é uma das primeiras áreas a sofrer cortes diante de crises. No entanto, segundo Simeoni, o ideal seria investir na retenção e na qualificação adequada dos profissionais, além de melhores recursos de trabalho para fortalecer esse setor dentro das companhias.
“Mesmo sendo uma área estratégica dentro das empresas, o marketing nem sempre é visto como protagonista pelos gestores, sendo muitas vezes percebido apenas como algo secundário”. No entanto, em um mundo cada vez mais conectado e competitivo do ponto de vista mercadológico, além da construção e manutenção de uma boa imagem, o marketing se mostra indispensável também para a expansão e a sustentabilidade das empresas, conforme Simeoni.
Foto: Karolina Grabowska