O impacto das ações de marketing e dos patrocínios no Big Brother Brasil 2024 (BBB 24) mostra que o programa mantém sua força e relevância para as marcas. Usar ferramentas, como o social listening (monitoramento de tópicos, palavras-chave, frases, marcas ou empresas) para descobrir oportunidades e promover conteúdos, tanto elucida quanto melhora as estratégias do time de comunicação para atingir o público de maneira certeira, como aponta a STILINGUE by Blip, plataforma voltada a criar melhores experiências digitais entre marcas e consumidores, através do social listening e do potencial da inteligência artificial.
Durante a edição deste ano do programa, a empresa realizou pesquisas semanais e mensais, que confirmaram algumas evidências, como o fato de que empresas de consumo imediato, anunciantes e patrocinadores do reality conquistam resultados mais significativos. Inclusive, a Seara foi a marca mais mencionada em comentários de internautas durante os 100 dias de programa no ar. No total, a empresa observou 355.830 comentários em canais digitais com o nome dela envolvido.
“O programa tem o poder de amplificar o desejo de consumo por produtos. Em meio às inserções desse tipo de anunciante, como Seara, iFood e CIF, as mensagens na internet que exprimem a vontade e a ansiedade dos consumidores pela compra são frequentes. Ou seja, quanto mais específico for o setor de atuação, mais positivo é o cenário que identificamos para o público ser influenciado em algum tipo de comportamento”, explica Thiago Gonçalves, Head of AI & Data Apps Solutions da Blip.
“Ter o social listening possibilita prever oportunidades, antecipar e gerenciar crises. Acima de tudo, com as métricas é possível recalcular rotas e ajustar os ponteiros de ações e direcionamentos de patrocínio para o programa durante a execução do programa”, afirma o executivo. Outro aprendizado, segundo Thiago, é a importância de pensar a dinâmica de uma prova ou ação com maior assertividade.
“Um patrocínio dentro de uma prova deve ser bem estudado. Já nas ações das festas, é necessário analisar as atrações e quais artistas podem fazer ainda mais sentido segundo a estratégia que pode focar alcance ou engajamento, por exemplo. Também é legal oferecer um bom prêmio para a pessoa vencedora em uma prova para gerar um melhor resultado para as marcas. Principalmente se tratando dos participantes do grupo Pipoca, o público quer ver as pessoas vencendo na vida – a história de superação é sempre bem vista”, comenta Thiago.
Impacto nas mídias sociais
Nos 100 dias da edição de 2024, a STILINGUE by Blip mapeou as conversas e interações do público na série ‘BBB/insights’ e investigou que o reality foi o assunto de 54,3 milhões de conversas entre os internautas. Outra análise realizada mostrou que o participante Davi foi o confinado mais comentado no período com 14.615.064 menções nas redes sociais e canais online. A edição teve 35% de conversas a mais que o programa anterior e as mulheres foram o público mais atento ao reality, representando 63% das interações dos internautas.
Ainda conforme os dados dos monitoramentos, 98% dos comentários sobre o BBB24 partiram da rede X (ex-Twitter), com os outros 2% distribuídos entre Facebook, Youtube, Portais e Instagram, respectivamente. “Esse foi um BBB cheio de novidades. Tivemos um novo formato de votação, com opções de voto de torcida e votos únicos, via CPF, o programa foi dividido em duas fases, com votos para ficar e votos para sair, a edição criou um terceiro grupo para além dos ‘pipocas’ e dos ‘camarotes’, o puxadinho. Algumas outras dinâmicas também foram modificadas, como é o caso do Sincerão, que entrou no lugar do Jogo da Discórdia, entre outras novidades. De maneira geral, percebemos que as questões referentes às votações foram bastante embasadas pela voz do público”, cita o Head of AI & Data Apps Solutions da Blip.
“Há uma grande importância de também medir as publicações que citam as ações: não é porque não mencionaram uma marca que esta não foi devidamente impactada. Muitas vezes as pessoas comentam sobre as provas, festas e/ou dinâmicas, sem necessariamente mencionar a marca. Ou seja, embora não tenha citado a marca em questão, a pessoa viu pelo patrocínio de alguma maneira. A lembrança da marca só é concebida de outra forma. Estar no BBB 24 foi extremamente estratégico, funcional e representativo”, finaliza o executivo.
Pesquisa e metodologia
A metodologia da STILINGUE by Blip para os relatórios “BBB Insights” se baseou em social listening em larga escala, através do monitoramentos dos seguintes canais: Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X ex-Twitter), Fóruns, Reclame Aqui e YouTube.
O painel de pesquisa contemplou primordialmente conversas sobre o programa – termos como BBB, BBB 24, Big Brother Brasil e outros nesse sentido compuseram a principal busca. Além disso, para o acompanhamento das marcas que patrocinam o programa, também foram contempladas hashtags nesse formato: #MarcaNoBBB. #MercadoLivreNoBBB, #StoneNoBBB e #SearaNoBBB são alguns exemplos.
No entanto, como regra de social listening, a configuração dessa pesquisa foi constantemente revisada e aprimorada, principalmente no que tange a atuação das anunciantes, acompanhando os movimentos do mercado.