Durante a Semana do Consumidor, que ocorreu de 11 a 18 de março, houve uma notável diversidade de interesses entre os consumidores brasileiros nas buscas online. Enquanto produtos tradicionais, como eletroeletrônicos, impulsionaram o comércio varejista virtual, também se destacaram itens menos convencionais, como vibradores, bicicletas e umidificadores de ar. Essas tendências foram identificadas pelo Radar Simplex de março, uma pesquisa desenvolvida pela startup franco-brasileira Simplex. Esta plataforma utiliza inteligência artificial para monitorar as buscas realizadas pelos consumidores nos principais e-commerces do país, oferecendo insights sobre o comportamento do mercado.
Segundo a startup, uma análise no Google Trends mostra que o interesse pela Semana do Consumidor duplicou nos últimos cinco anos. “As pessoas aproveitaram para pesquisar itens diversos e geralmente considerados mais caros, incluindo os da categoria de bem-estar, de olho nas boas ofertas”, observa João Lee, CEO da Simplex.
No topo dos dez termos mais buscados na Internet, Iphone 14 se destacou com alta de 885% em comparação a fevereiro. Os modelos 12 e 13 também apresentaram crescimento de 178% e 175%, respectivamente. Processador de alimentos ocupou a vice-liderança do ranking, com um salto de 469% em relação a fevereiro.
Os impactos das ondas de calor frequentes, por sua vez, seguiram impulsionando as buscas. Na terceira posição, umidificador de ar se destacou com uma evolução de 288% em relação ao mês anterior. Assim como nas edições anteriores do Radar Simplex deste ano, ar-condicionado permaneceu na lista, com um aumento de 177% em relação a fevereiro. “Temos observado nos Radares deste ano que o consumidor já estava em busca de economia na hora de comprar um aparelho de ar-condicionado. A presença do item na Semana do Consumidor, cujo interesse está crescendo nos últimos anos, é consistente com os levantamentos anteriores”, observa João Lee, CEO da Simplex.
A grande surpresa no ranking do Radar, no entanto, foi o termo “vibrador”. O item apresentou um aumento de 163% em comparação a fevereiro.
Confira, abaixo, o ranking completo com os dez itens que mais despertaram o interesse do brasileiro nos grandes e-commerces do país no mês de março e seus respectivos crescimentos em relação a janeiro:
1 – Iphone 14 (+885%)
2 – Processador de alimentos (+469%)
3 – Umidificador de ar (+288%)
4 – Bicicleta (+209%)
5 – Frigobar (+196%)
6 – Perfume masculino (+185%)
7 – Iphone 13 (+178%)
8 – Ar-condicionado split (+177%)
9 – Iphone 11 (+175%)
10 – Vibrador (+163%)
–
Foto: PhotoMIX Company/Pexels