A quarta temporada do Diálogos Amazônicos terá um novo episódio on-line na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, às 19h, no canal da FGV EESP, e abordará o empreendedorismo feminino na Amazônia. A Fundação Getúlio Vargas, por meio da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), promove reuniões com encontros virtuais da série Diálogos Amazônicos, uma plataforma digital para discutir com toda a sociedade civil organizada temas de interesse do desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia brasileira. O evento é patrocinado pelo CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas).
Uma pesquisa divulgada em março de 2024 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que mesmo tendo um nível de escolaridade superior à dos homens, ainda existe uma ampla desigualdade de gênero no mercado de trabalho. O estudo expõe que as mulheres ganham cerca de 78,9% do rendimento dos homens e trabalham, em média, 2,3 horas a mais por semana, somando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas.
O episódio irá destacar a voz das mulheres na condução de negócios na Amazônia brasileira. A ideia é mostrar experiências que podem inspirar o surgimento de novas empreendedoras, gerando emprego e renda, com diversidade e sustentabilidade na região.
O webinar contará com a participação de Rebecca Garcia, diretora de Desenvolvimento de Negócios da GBR Componentes da Amazônia; Juliana Teles, fundadora do Impact Hub Manaus; e Elizângela Cavalcante, líder da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável). A moderação ficará por conta de Márcio Holland, professor e coordenador da pós-graduação em Finanças e Economia e em Data Science Aplicada da FGV EESP. Ao seu lado, estará Daniel Vargas, professor da FGV EESP, coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV e aluno das Universidades de Cambridge (Inglaterra) e de Bonn (Alemanha).
Foto: Divulgação/Idesam