A Cambuci, detentora das marcas Penalty e Stadium, uma das maiores companhias esportivas do Brasil, revelou nesta quinta-feira os resultados financeiros do primeiro trimestre do ano, destacando um ótimo desempenho. O faturamento bruto registrou uma melhoria significativa, totalizando R$128,5 milhões, superando o último trimestre de 2023.
A receita líquida atingiu R$110,1 milhões, representando um aumento notável de 18,5% em relação ao trimestre anterior quando excluída a receita da Argentina em 2023. No Brasil, o crescimento foi de 3,2% em comparação com os três primeiros meses de 2023, demonstrando uma recuperação sólida após alguns desafios, como a paralisação das operações comerciais no país vizinho devido à instabilidade econômica e política enfrentada por ele.
“Crescemos em receita líquida no Brasil e compensamos boa parte da receita que pertencia a Argentina em 2023. Investimos mais em marketing e nos mantivemos rígidos no controle de despesas e custos, pavimentando assim o caminho para o crescimento da companhia”, ressalta Roberto Estefano, Fundador da Penalty e Presidente do Conselho Administrativo da Cambuci S.A.
O lucro líquido do primeiro trimestre de 2024 foi de R$20,6 milhões, representando um aumento de 1,5% se comparado ao primeiro trimestre do ano passado; e em comparação, também, com os R$7,9 milhões registrados no último trimestre de 2023.
O EBITDA, lucro obtido antes do resultado financeiro, da depreciação e do imposto de renda, apresentou um crescimento sólido de 4,9% em relação ao primeiro trimestre de 2023, com uma margem EBITDA de 29,4%.vs. 27,1% no 1T23.
“Ao alcançarmos no primeiro trimestre um faturamento de R$128,5 milhões, apesar de uma conjuntura econômica restritiva, estamos muito satisfeitos com os resultados impressionantes que obtivemos. Esses números refletem não apenas nosso compromisso com a excelência operacional, mas também a resiliência e a estratégia comercial focada que adotamos. Estamos confiantes de que seguimos no caminho certo para resultados ainda mais robustos”, acrescenta o fundador.
Além de três fábricas na região nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba), a Cambuci possui um centro de desenvolvimento em São Roque, interior de São Paulo. No exterior, a empresa está presente em 19 países e conta, atualmente, com quase 3000 colaboradores que atendem a 22 modalidades esportivas.
Com meio século de experiência no setor, a marca transformou as suas estratégias de investimento no universo esportivo. No cenário do futebol brasileiro, destaca-se como participante ativa nos principais torneios, sendo a bola oficial em competições como o Campeonato Paulista, Carioca e Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil, sua visibilidade é ampliada por meio de placas de LEDs, assim como no Brasileirão, Séries A e B. Além disso, a empresa é parceira do Novo Basquete Brasil (NBB), do Bauru Basket, do Magnus Futsal, Esporte Clube Taboão e do Vôlei Renata.
No âmbito da tecnologia aplicada às bolas, a Penalty está entre as principais referências no cenário esportivo global. Com uma média de quase quatro milhões de unidades vendidas anualmente, a marca integra um grupo de estudos da FIFA, dedicado ao constante aprimoramento das propriedades tecnológicas dos materiais utilizados nos melhores campeonatos do mundo. A marca ainda possui certificação internacional nas entidades máximas de voleibol e basquetebol.
“Estamos confiantes e determinados a impulsionar nosso progresso ao longo de 2024. Agradeço imensamente a dedicação de cada membro da equipe e dos nossos parceiros comerciais, cuja colaboração foi fundamental para alcançarmos esses resultados notáveis”, concluiu Roberto.