LinkedIn chega a 75 milhões de usuários no Brasil

Além de buscar emprego, se conectar com outros profissionais e se manter atualizado sobre o mercado de trabalho são as outras principais razões pelas quais os brasileiros acessam o LinkedIn

O LinkedIn acaba de anunciar que ultrapassou o marco de 75 milhões de usuários no Brasil, o que representa 60% na força de trabalho. Com um crescimento médio anual de quase 15%, o país é o terceiro maior mercado em número de usuários, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Índia. 

Esse momento se soma ao recente marco de 1 bilhão de usuários(as) a nível global e o registro de uma receita anual que ultrapassa US$15 bilhões em todo o mundo.

“No Brasil, 150 mil novos usuários se juntam à plataforma semanalmente, evidenciando nosso crescimento contínuo”, comenta Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África.

A Geração Z no LinkedIn e o impacto no mercado de trabalho

Atualmente, a Geração Z (nascidos entre 1997-2012) é o público que mais cresce na plataforma. Em 2010, eles representavam apenas 2,5% dos(as) profissionais na rede e, hoje, são 40% dos perfis, um pouco atrás dos Millennials, nascidos entre 1981-1996, (51%), mas significativamente à frente da Geração X, nascidos entre 1965-1980, (8,9%).

“A proporção de profissionais da Geração Z na plataforma do LinkedIn é mais expressiva do que sua representação na população brasileira, o que é extremamente relevante para nós”, explica o executivo.

De acordo com um levantamento do LinkedIn,  38% dos profissionais que atuam em hospitais e serviços de saúde fazem parte dessa faixa etária que engloba as pessoas da Geração Z. Elas ainda estão fortemente presentes no setor de varejo, onde representam 37% do total dos trabalhadores  e no atendimento ao consumidor, com uma penetração de 36%, ambos considerados cargos de ‘linha de frente’.

O destaque dos trabalhadores linha de frente

De 2010 para 2024, a presença de profissionais que atuam diretamente com o público, em áreas que extrapolam o ambiente corporativo em funções chamadas ‘linha de frente’ aumentou em 112% na plataforma – atualmente, 47% dos usuários estão envolvidos em cargos desse tipo. 

Hoje, existem 237 mil perfis de enfermeiras(os), 140 mil mecânicos(as), 106 mil garçonetes/garçons, 25 mil maquiadoras(es) e até mesmo mais de 500 palhaços profissionais que utilizam a plataforma para terem mais sucesso em suas carreiras. 

Os usuários brasileiros estão espalhados por todo Brasil, e mais da metade estão fora do eixo Rio-São Paulo. 

Conteúdo e networking no LinkedIn

Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 65% dos(as) usuários(as) utilizam a rede para se candidatar a empregos no Brasil, com mais de um quarto (27%) afirmando que a plataforma é a principal ferramenta que utilizam para essa função. No entanto, reconhecem que os benefícios da rede também incluem: sentir-se conectado à sua rede profissional e se manter atualizado sobre informações do mercado de trabalho, com o LinkedIn sendo a primeira opção dos brasileiros que querem consumir conteúdos sobre desenvolvimento e networking.

O avanço da Inteligência artificial

A aposta do LinkedIn para o próximo ano é investir no uso da Inteligência Artificial Generativa. Ao implementar essa tecnologia em seus produtos, a rede espera que os profissionais possam dedicar mais tempo às partes mais humanas de seus trabalhos. Entre as novidades disponíveis no Brasil estão: artigos colaborativos, sugestões de mensagens de perfil e de mensagens diretas. Outras novidades estão previstas para os próximos meses.

Os resultados globais são positivos, onde 70% das sugestões feitas pela IA foram acatadas pelos(as) usuários(as). Além disso, dados do LinkedIn mostram que 90% dos profissionais que utilizaram as inovações disseram que a busca por emprego ficou mais fácil, enquanto 74% dos(as) recrutadores(as) dizem ter economizado tempo em suas atividades. O LinkedIn Premium, versão paga da plataforma e que conta com as principais ferramentas de IA, teve um crescimento de 25% em relação ao ano anterior e agora representa um negócio anual de US$1,7 bilhão. 

Cursos gratuitos no LinkedIn Learning 

Para que os 75 milhões de usuários possam se sentir ainda mais parte desse marco e impulsionar ainda mais sua trajetória profissional, o LinkedIn está disponibilizando 75 cursos gratuitos com foco em desenvolvimento de carreira, comunicação, negócios e ferramentas digitais em sua plataforma LinkedIn Learning. Os cursos estão disponíveis gratuitamente até o dia 02/12/2024 e podem ser acessados clicando aqui.

Foto: Airam Dato-on/Pexels