Marca escolhida por mais de 40 montadoras globais como a bateria de confiança para suas linhas de produção instaladas no Brasil, a Heliar completa 93 anos e se aproxima do marco de 100 anos de existência.
A história das baterias Heliar teve início em 1931, no bairro das Perdizes, zona oeste de São Paulo. Em 2019, a Johnson Controls vendeu a divisão de energia para a Brookfield Business Partners, criando a Clarios, líder global em soluções de energia, que hoje é proprietária da marca Heliar, entre outras.
Rumo ao centenário, a primeira bateria de chumbo-ácido para veículos com motores elétricos que começaram a circular no Brasil conta com um portfólio projetado para dar suporte à nova frota, incluindo os veículos eletrificados e autônomos que estão elevando o papel crítico da bateria e acelerando a necessidade de baterias mais avançadas.
“O papel da bateria de 12 volts mudou drasticamente nos últimos 10 anos. As baterias avançadas chumbo-ácido terão vida longa no mercado e são essenciais para o futuro da mobilidade devido à capacidade para fornecer energia para sistemas de segurança cruciais, funcionalidades de conforto e funções de economia de combustível para os veículos do presente e futuro. No país, a Heliar avança na vanguarda da evolução tecnológica”, avalia Alex Pacheco, vice-presidente e diretor geral da Clarios no Cone Sul.
A marca foi a primeira a lançar uma bateria em caixa plástica e a produzir baterias livres de manutenção. Além disso, é a pioneira na produção de baterias avançadas com a tecnologia EFB (Enhanced Flooded Battery) geração I e II e a deter, no mercado brasileiro, a tecnologia AGM (do inglês, Absorbent Glass Mat).
A Heliar foi também a primeira a fabricar baterias com tecnologia EFB para veículos pesados. Sua operação é pautada pela economia circular e 100% de reciclagem. Para cada bateria que sai nova de fábrica, uma bateria usada é reciclada, gerando matéria-prima para um novo ciclo.
A fábrica da Clarios no Brasil está localizada em Sorocaba (SP). Essa planta fabril produz baterias automotivas, para motos, veículos pesados (caminhões, ônibus e maquinários) e baterias estacionárias. Conta com 17 robôs em sua linha de produção e capacidade para produzir mais de 10 milhões de baterias.