A pirataria na era digital e o risco para as empresas

Em 2022, o Brasil perdeu R$ 345 bilhões em receita por causa dos produtos paralelos; especialistas destacam pontos que podem auxiliar na prevenção de danos para marcas e empresas

A ameaça da pirataria persiste como um desafio significativo para as empresas no país, acarretando impactos que transcendem meras perdas financeiras imediatas. O roubo de propriedade intelectual e a distribuição ilegal de produtos não apenas minam a inovação e a reputação corporativa, mas também afetam negativamente a economia nacional, resultando em redução na arrecadação tributária nos estados e na distribuição equitativa de recursos no mercado interno.

Equipamentos eletrônicos estão entre os itens mais pirateados, tanto no Brasil quanto no mundo. Isso inclui a indústria de jogos para PC, a distribuição ilegal de filmes, a pirataria de TV, que abrange desde mídias tradicionais, como DVDs, até aparelhos modernos que transmitem o sinal de uma operadora, além de outros dispositivos, como máquinas fotográficas. Somente em 2022, o Brasil registrou uma perda de R$345 bilhões devido à pirataria, de acordo com o Anuário da Associação Brasileira de Combate à Falsificação.

De acordo com Leonir Zenaro, head de cibersegurança da Belago Technologies, todo o trabalho preventivo começa com o monitoramento de marcas para rastrear o uso indevido de sua marca, logotipo e produtos na web e ajudam a identificar prontamente atividades suspeitas. 

“A partir deste trabalho, são coletadas as evidências que servirão como base de outras decisões, podendo até servirem como material para a produção de uma ata notarial, que posteriormente poderá fazer parte de um processo jurídico, por exemplo”, destaca Leonir.

Dicas para empresas no combate à pirataria

Com o avanço da pirataria em diversos setores da sociedade e podendo ser fator crucial para a continuidade do negócio de empresas, o coordenador de cibersegurança da Belago, Rafael Julio dos Santos destaca quais boas práticas podem ajudar a manter as marcas protegidas da pirataria:

1. Campanhas de conscientização do consumidor

Tanto o setor público quanto o privado têm o potencial de realizar investimentos em campanhas de conscientização sobre os prejuízos associados ao consumo de produtos pirateados, destacando questões como a redução da qualidade e garantia dos itens, além dos potenciais riscos de enfrentar penalidades legais.

2. Ações governamentais de combate à pirataria

O incentivo a ações governamentais de combate à pirataria pode surtir grandes efeitos, já que impactam a vida de todos os cidadãos. Ações que englobam o primeiro setor ganham visibilidade e contribuem com a criação de novos hábitos na população.

3. Combinações de medidas administrativas

Medidas como a implementação de novas regras de fiscalização na alfândega representam uma estratégia produtiva na identificação e combate à circulação de produtos pirateados.

4. Monitoramento da marca

A utilização de ferramentas de busca para rastrear o uso indevido de sua marca, logotipo e produtos na web, ajudam a identificar prontamente atividades suspeitas e é crucial para agir a tempo.

5. Registro de ativos intelectuais

Registrar suas marcas, patentes e direitos autorais fortalece sua posição legal para tomar medidas necessárias. Além disso, considere a utilização de tecnologias de proteção de conteúdo, como DRM (Digital Rights Management), para proteger seu conteúdo online. Esta solução ajuda a garantir os direitos autorais dos desenvolvedores sobre ativos virtuais, dificultando a disseminação de réplicas e cópias ilegais.

Boas práticas podem auxiliar na diminuição de perdas

O coordenador de cibersegurança explica ainda que a pirataria pode trazer grandes prejuízos para as marcas, como perda de vendas e diminuição da confiança na marca, podendo causar problemas legais com empresas que utilizam produtos pirateados.

“Embora a implementação de boas práticas de prevenção de pirataria seja fundamental, às vezes, não é o suficiente para lidar com ameaças sofisticadas. É aí que os serviços especializados em cibersegurança entram em cena”, comenta Rafael.

A adoção de boas práticas e o investimento na proteção dos ativos digitais são pilares essenciais para a segurança das empresas, assegurando a confiança tanto de clientes quanto de parceiros de negócios. Neste contexto, o papel dos especialistas em cibersegurança torna-se indispensável para a sustentabilidade e o crescimento dos empreendimentos, não apenas na prevenção da pirataria, mas também em uma ampla gama de áreas em que esses profissionais atuam.

Foto: Dimitris Vetsikas/Pixabay