O Brasil está na segunda posição no ranking de países que mais oferecem produtos de beleza e cosméticos, o setor representa 4% do PIP nacional, conquistando a cada ano mais atenção do público masculino brasileiro. É o que mostra a segunda edição do estudo Cosmentology, realizado pelo Grupo Croma, ao qual 72% dos homens brasileiros declaram cuidar da beleza e que esse hábito não é apenas “coisa de mulher”. Número consideravelmente maior que a primeira edição do estudo, realizada em 2018, que apontou que 34% dos homens brasileiros se preocupavam com sua própria vaidade.
Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma e idealizador do estudo, afirma que o interesse do público masculino por itens e por autocuidado pode significar um avanço para todo o mercado: “O cenário cria oportunidades para toda a economia e estimula o empreendedorismo no Brasil. Os homens cada vez mais têm se preocupado com a sua própria estética. Isso revela maior aceitação deste público com questões que antes eram considerados tabus ou pertencentes apenas ao universo feminino”.
Um tabu que vem sendo superado, segundo o estudo é o fato de que cuidar da beleza e de usar cosméticos não afeta a masculinidade. 71% dos entrevistados afirmam que “podem chamar do que for, mas cuidar da beleza não me deixa menos homem” e 68% declaram que “sou homem e não tenho vergonha disso”. Diversas discussões vieram à tona em relação a vaidade masculina, como procedimentos estéticos, harmonizações e autocuidado que ganhou as redes sociais como “skincare” e depilação.
Contudo, o estudo também mostra que o número de homens que “se cuidam e não saem por aí falando” aumentou. Em 2018, 38% dos entrevistados afirmaram não sentir a necessidade de sair falando dos tratamentos realizados. Atualmente, a porcentagem alcançou a casa dos 53%. Para o mercado já existente e novos empreendedores no segmento, os investimentos por parte dos homens em produtos e serviços cresceu; 36% dos respondentes declaram que investem o que for preciso para ficar mais bonito, enquanto em 2018, esse número foi de apenas 15%.
Quais as marcas e produtos preferidas dos homens?
O Boticário e Natura são as referências em cuidados para a beleza masculina e as marcas mais lembradas pelos brasileiros. Seguidos de Avon e Nívea que surgem como alternativas às marcas líderes. Homens entre 40 e 49 anos são os que mais lembram das marcas líderes, já entre os mais jovens, Avon parece ter um alcance maior, e Nívea se destaca entre os mais velhos.
Entre os produtos mais procurados pelos homens estão perfumes e colônias, 86% dos entrevistados pretendem usá-los nos próximos 12 meses, na sequência o autocuidado com cabelos aparece 84% da preocupação do público masculino, o interesse por barbearias também cresceu, 78% pretendem ir a barbearias no mesmo período e 76% usar produtos específicos para barba.
O autocuidado com o corpo foi um dos hábitos que mais cresceu desde 2018. De acordo com o estudo, há 6 anos, 56% tinham a intenção de manter este hábito nos próximos 6 meses e, agora, 75% dos homens afirmam isso. Entre homossexuais, esta intenção é ainda maior e atinge 82%. Dois terços não têm vergonha de afirmar que são clientes de salões onde cuidam das mãos, pés e cabelos, algo que era admitido por pouco mais da metade dos respondentes. 55% dos homens pretendem usar manicures, pedicures ou podólogas nos próximos 12 meses.
Quais serão as tendências para os próximos anos?
Com os resultados do estudo de Cosmentology, novas tendências emergiram, destacando-se a masculinidade não normativa como elemento principal. Isso tem impulsionado um crescente interesse e adoção de práticas anteriormente associadas predominantemente ao público feminino, tais como cuidados com cabelo, pele e até mesmo maquiagem, por parte dos homens. Este fenômeno revela um mercado lucrativo, com uma ampla oferta e variedade de produtos, inclusive de marcas independentes.
O poder dos influenciadores masculinos nas redes sociais está contribuindo para a normalização e incentivo dos cuidados com a beleza, abrangendo desde rotinas de autocuidado até dicas de maquiagem e recomendações de produtos. Este fenômeno está impulsionando o crescimento de barbearias, lojas e serviços especializados voltados para o público masculino, oferecendo uma abordagem moderna e tratamentos híbridos para cabelo e pele. Observa-se que os homens estão se tornando progressivamente mais confortáveis em dedicar atenção à sua aparência como parte essencial da sua apresentação pessoal. Esse tema está se tornando cada vez mais presente em diversas esferas, seja entre amigos, familiares ou nas interações online, incluindo exemplos de homens que desafiam as normas tradicionais de gênero.
Foto: Freepik
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